A Copa do Mundo determinou que a Parada Gay seja antecipada em um mês em 2014: será realizada em maio em vez de junho, seu mês tradicional. Explica-se: não havia como realizar o evento no meio do Mundial por falta de hotéis e de infraestrutura na cidade. A informação foi divulgada na coluna de Rodrigo Mattos, no UOL.
A negociação para a mudança do desfile no próximo ano durou quase um ano e meio até quer fosse fechada uma solução no final do mês passado. Inicialmente, o Comitê Paulista para a Copa tentou impor a alteração da data, mas houve uma resistência inicial por parte do movimento GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais) porque junho foi o mês em que houve as primeiras manifestações pelos direitos dos homossexuais. Foi cogitada até a alteração do local.
Só que a prefeitura de São Paulo voltou a negociar e demonstrou que seria impossível realizar o evento durante o Mundial. Por exemplo, se o desfile fosse realizado no domingo após o Corpus Christi como de costume, ocorreria na véspera de uma partida da Copa no Itaquerão. O próprio contrato do município de SP com a Fifa prevê que não podem ser realizados eventos de grande porte um dia antes da partida.
Com o diálogo, o movimento aceitou a mudança já que antes a decisão parecia imposta. Assim, a parada gay foi transferida para 4 de maio, no domingo posterior ao dia do trabalho. “A rede hoteleira vai estar concentrada para a Copa. Não terá conforto. A segurança também estaria disponível”, afirmou Leandro Rodrigues, porta-voz da Parada Gay. A prefeitura confirmou a informação.
São Paulo tem em torno de 100 mil leitos. O desfile em favor da diversidade sexual reuniu, em 2013, 220 mil pessoas, segundo o Datafolha. Durante a Copa, São Paulo espera receber um total de 460 mil visitantes para todo o período em que serão realizados seis jogos, já que um deles é o de abertura.
A Parada Gay não é o único evento deslocado de sua data tradicional. Feiras e seminários de grandes empresas, que têm São Paulo como principal sede, também passarão a ser realizados mais cedo em 2014 para que todos sejam acomodados ao calendário da Copa.
Fonte: UOL Esporte, Rodrigo Mattos, 03/09/2013
0 comentários:
Postar um comentário