O primeiro casamento gay coletivo de Minas Gerais já tem data e local definidos: 5 de dezembro em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Vinte e cinco casais poderão participar da cerimônia após se inscreverem no Núcleo de Diversidade Sexual (Nuds) da cidade que integra a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho.
A iniciativa foi idealizada pela própria secretaria e conta com o apoio da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia, da Defensoria Pública de Minas Gerais e do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais.
Com o casamento coletivo, espera-se que casais regularizem sua situação para não perder direitos, além de permitir que pessoas de baixam renda realizem o casamento. Atualmente, gasta-se R$ 350 para formalizar a união em um cartório da cidade.
O Nuds foi criado no dia 17 de maio deste ano para desenvolver ações sociais de inclusão e proteção à cidadania e contra a discriminação e violência homofóbica a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na cidade. A data escolhida para criar o Núcleo é a mesma em que se comemora o Dia Municipal de Conscientização à Homofobia. Os contatos do Nuds são: nuds.uberlandia@gmail.com e 3239-02587.
Fonte: BHAZ, 16/08/2013
0 comentários:
Postar um comentário