Mulheres de mãos dadas usam bandeira do símbolo do movimento gay: marcas têm usado redes sociais para manifestar apoio ao movimento "marriage equality" (casamento igualitário) |
Por Mirela Portugal*
O Ponto Frio, o Itaú, o Walmart Brasil, o Sonho de Valsa, o Halls Brasil, a Bonafont e a Contigo! usaram as redes sociais para manifestar seu apoio à união entre pessoas do mesmo sexo. Todas publicaram versões da imagem que viralizou pela internet mundial como ícone da causa, o símbolo matemático "=" com fundo vermelho.
Desde o começo desta semana, os protestos por direitos igualitários tomaram conta da web. A campanha surge com força exatamente no momento em que os congressistas norte-americanos avaliam a constitucionalidade da Proposição 8, que defende que o casamento só é legalmente possível nos EUA entre pessoas de sexos opostos. Confira as manifestações das marcas abaixo:
Itaú
O banco publicou em sua conta no Facebook no fim da tarde desta quinta-feira a imagem símbolo dos protestos. Suas cores foram alteradas para o laranja que faz parte da identidade visual da marca. Ao lado da imagem, a legenda esclareceu a intenção do post: "Defender a igualdade #issomudaomundo".
Divulgação
Ponto Frio.com
A empresa usou seus perfis no Twitter e no Facebook, capitaneados pelo personagem Pinguim, para declarar seu apoio com a mensagem "Igualdade sempre."
Reprodução
Sonho de Valsa
O Sonho de valsa, marca de chocolate que pertence à Lacta, também usou sua fanpage para declarar apoio à causa. A fanpage do produto postou na manhã desta quinta-feira o símbolo da campanha ao lado da legenda "Mais igualdade e mais amor".
Divulgação
Halls Brasil
A fanpage do Halls Brasil também publicou conteúdo apoiando a causa na tarde desta quinta-feira. Além da igualdade (representada por dois drops) a legenda arremata: "O importante é cada um achar seu par".
Reprodução
Bonafont
A água mineral da Danone preferiu usar o seu Facebook para manifestar-se a favor da causa. Além da foto, a marca postou o texto: "Um mundo mais igual = um mundo mais leve".
Walmart
Através do perfil no Facebook Mundo Walmart, o braço brasileiro da empresa manifestou-se: "O Walmart acredita que através da igualdade podemos Viver Melhor. E você?". A imagem a seguir ilustrou a frase.
Divulgação
Contigo!
A revista de celebridades e variedades usou seu perfil no Facebook para declarar apoio à causa. A imagem que simboliza a igualdade foi criada com o logotipo adaptado da publicação.
Divulgação
* Fonte: Exame, 28/03/2013
Faltou o Banco do Brasil com a campanha de financiamento de casa pra gente. Em tempo: Não tenho nada a ver com a empresa, só lembrei dessa campanha. ;)
ResponderExcluirOi, Rack, mas essa campanha é de marcas. No caso do BB, é uma campanha de financiamento da casa própria para casais LGBT, mas não com uma marca específica. Mas também vou publicá-la em outra postagem. Abs, Míriam
Excluir