Fish Huang e You Ya-ting se casam sob as bençãos de Buda (Reuters) |
Em uma cerimônia budista, um casal de mulheres se tornou o primeiro a oficializar sua relação em Taiwan no último sábado, um evento que as noivas esperam traga o reconhecimento do casamento igualitário ao país.
Fish Huang e You Ya-ting, ambas com 30 anos, casaram em um monastério em Taoyuan, ao norte de Taiwan, ao som de 300 oficiantes entoando sutras para abençoar o casal. Huang afirmou que elas decidiram casar em uma cerimônia budista porque, numa sociedade onde cerca de 80% da população segue o Budismo, as bençãos de uma mestra budista à sua união pode ajudar a mudar a visão da sociedade sobre o casamento de pessoas de mesmo sexo.
Por sua vez, Shih Chao-hui, a mestra budista e ativista social que presidiu a cerimônia, declarou à imprensa:
"Somos testemunhas de um evento histórico. Essas duas mulheres assumiram seu relacionamento e lutaram para superar a discriminação social".
O histórico casamento, que ainda não tem versão legal, ocorreu num momento em que grupos pelos direitos homossexuais pressionam, com mais veemência, o presidente do país, Ma Ying-jeou, para que reconheça as uniões homossexuais antes do término de seu mandato em 2016. As recém-casadas, Fish Huang e You Ya-ting, inclusive escreveram uma carta aberta ao presidente reivindicando o reconhecimento do casamento igualitário o mais rápido possível. Este já havia declarado anteriormente, contudo, que é necessário haver um consenso da sociedade sobre o tema.
Taiwan é uma das sociedades mais liberais do Leste Asiático e não será estranho que os LGBT de lá consigam ver o casamento homossexual legalizado antes de nós aqui do Brasil.
Com informações da APF e do Taipei Times
Com informações da APF e do Taipei Times
Que lindas!Tenho a maior simpatia pelo Budismo também. Ainda vou conhecer.bjuss
ResponderExcluir