O texto abaixo foi publicado na revista Um Outro Olhar em 2002 quando a vampiromania estava se iniciando. Dez anos depois, os adolescentes fizeram da saga Crepúsculo um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema enquanto os adultos se amarraram no sangue e no sexo dos luxuriosos vampiros da série True Blood. Em Vampirismo lésbico: loucas por sangue menstrual, a autora faz um resgate da ligação entre o vampirismo e a lesbianidade, com destaque para a história de Fome de Viver (The Hunger), onde a vampira Míriam seduz a geneticista Sarah. Acompanha dois vídeos com a cena de sedução e link para baixar o filmaço (NE).
Autor(a): Paola Patassini
"Vamos ceder enfim à tentação das nossas bocas cruas e mergulhar no poço escuro de nósduas vamos viver agonizando uma paixão vadia, maravilhosa e transbordante feito uma hemorragia/'... ("Bárbara" de Chico Buarque de Holanda e Rui Guerra)
Vampiro continua mais do que nunca na moda. Assunto de revistas, filmes, Livros, de seriados como Buffy, a caça-vampiros, de sites, de Halloweens... e, recentemente, até de uma novela da Rede Globo. Mas o que costuma prevalecer em grande parte da literatura que cerca o tema é uma ótica unilateral heterossexual. Sabemos que sempre existe um outro olhar... No contexto homoerótico do vampirismo feminino, esse olhar é aquele da vampira predadora sobre sua "presa", feita objeto de seu desejo, em um clima denso e sexual que evoca muito do estilo de vida sadomasoquista, misturando dor e prazer na mesma receita sensual de entrega e posse...
Falar do vampirismo lésbico significa também falar do papel do sangue na afetividade entre as mulheres. Fundamentalmente do sangue como alimento e desejo. O desejo de se alimentar da mesma, do manancial fluido da fonte feminina: a seiva da flor e suas metáforas. A alimentação vampiresca é cíclica e sanguínea, afinada com as simbologias do ciclo menstrual, principalmente porque ocorre sempre à noite no domínio lunar, lembrando que a palavra menstruação significa "mudança de lua".
Cenas famosas de vampirismo no cinema, inspiradas em romances, onde o vampiro ou a vampira penetra um belo pescoço de mulher com suas pontiagudas presas, fazendo-o sangrar numa densa hemorragia, são reconhecidas por seu forte apelo erótico, remontando à equação vulva-garganta/menstruação-sangue... Sangue e garganta evocam claramente simbologias sanguíneo-uterinas. A garganta corresponde simbolicamente ora à vulva ora à vagina ou ao útero em inúmeras culturas e na própria história da psicanálise e da medicina na relação com a histeria.
A fome da vampira, que se sacia sorvendo voluptuosamente o sangue de outra mulher, talvez oculte outra fome comandada pelo ritmo lunar e os ciclos menstruais do universo feminino. O apetite erótico ou o desejo da mulher pela mulher consiste no núcleo do "vampirismo lésbico" que carrega uma fome gulosa da mulher: seu sexo, ovários, útero e sangue, inclusive menstrual, como uma metáfora da potencialização do feminino na soma dos duplos do mesmo sexo, multiplicando a mulher para a mulher, pela via simbólica do sangue.
Bram Stoker teria se inspirado, para a criação literária do seu Drácula, na vampira Carmilla, que o fascinou, de um conto de seu conterrâneo e contemporâneo Sheridan Lê Fanu, publicado em 1872 na antologia In a Glass Darkly. Uma história clássica de vampirismo com conotações lesbianas. Na literatura, que contextualiza o vampirismo lésbico, encontramos esse jogo dos duplos femininos potencializados no intramundo mítico da (homo)sexualidade feminina. Outro exemplo é o clássico poema Crístabell, de Coleridge, em que a vampira Geraldine seduz e se apossa da jovem Cristabell.
Por sua vez, atraente para homens e mulheres, Vampirella, personagem de histórias em quadrinho criada por Forrest J. Ackerman, em 1969, é uma versão vampiresca de Barbarella, na qual o autor se inspirou. Teve seu auge nos anos 70 e voltou a ser redescoberta nos anos 90, inclusive no Brasil e na Internet, espaço de Vampirellas virtuais que aparecem com esse nome em e-mails e chats. As histórias de Vampirella com parcerias femininas foram as que mais venderam nas décadas de 80 e 90, segundo inúmeros endereços na Web com páginas sobre a sexy predadora. Alguns exemplos: Vampirella.com Omelete
Uma das mais importantes versões do vampirismo lésbico pode ser analisada em Fome de Viver (The Hunger, 1983), de Tony Scott, baseado no romance homônimo de Whitley Strieber. Trata-se de um dos mais belos filmes de vampiro já feitos, locado no cenário punk nova-iorquino dos anos oitenta e interpretado por Catherine Deneuve, como a vampira bissexual Míriam Blaylock, David Bowie, como seu marido John Blaylock, e Susan Sarandon como a médica geneticista Sarah Roberts. O filme e o livro original de certa forma reforçam o imaginário da lésbica como extirpadora da vida, geradora de antifetos.
Míriam seduz Sarah, tocando uma música ao piano que fala de duas mulheres: uma princesa indiana, Lakmé, e sua escrava Mallika. Princesa e escrava cantam num jardim mágico, seguindo o curso de um rio de águas brilhantes. Trata-se de uma cena da ópera Lakmé, de Léo Delibes (1836-1891). Sarah percebe a conotação amorosa e sensual da imagem traduzida por Míriam e se deixa seduzir pelas águas fluidas e poéticas da bela e elegante vampira. Encanta-se com a fluidez aquática que é invocada de suas profundezas míticas e cíclicas enquanto Míriam a seduz como uma sereia, imperando sob o Eros de sua feminilidade. O desejo se traduz na umidade líquida feminina, na qual as águas são espelhos lunares que se projetam nas marés, em ondas de prazer. Míriam oferece a Sarah uma bebida vermelha: um cherry brand que mancha a blusa branca de sua seduzida, na altura de um dos seios... O vermelho e o branco, a inocência e o desejo...
Quando se relaciona sexualmente com Sarah, leva-a a sorver seu sangue e se apossa dela inteiramente, escravizando-a, tornando-a dependente de um alimento incomum. Elas passam a se pertencer, numa simbiose sanguínea. Eroticamente, somam seus femininos rios vermelhos. Trata-se do rio menstrual-lunar que as irmana numa mesma corrente sanguínea, em que trafegam representando a rainha egípcia e sua escrava Mallika. Afinal, que sangue é esse, sob o ponto de vista simbólico, que circula em comum, no corpo das duas mulheres, alternando seus ciclos alimentares e gerando tanta fome de vida? Qual o significado do sangue em comum entre as mulheres, capaz de conferir-lhes a proximidade com a morte e com a perpetuação da espécie, que não o menstrual? Míriam brinda a iniciação de Sarah, quando esta faz sua primeira vítima para se alimentar de seu sangue, mais uma vez com uma bebida vermelha, provavelmente o cherry brand. Promete amor eterno e as duas se acariciam. O amuleto que Míriam usa, pendurado no pescoço, é fálico e, enquanto elas se abraçam e se beijam, Sarah o finca na própria garganta, gerando uma hemorragia que transborda em suas bocas... Conforme já se observou, a garganta, a "goela" onde Sarah finca o amuleto, tem afinidades simbólicas com a vulva.
No vampirismo lésbico, encontramos uma comunhão menstrual entre as mulheres, energizada pela paixão, mais um dos significados do sangue. Tal comunhão é uma aliança circular, útero-ovariana, em que a mulher se reconhece pela mesma. No domínio da sexualidade, a simbologia do vampirismo lésbico adquire outras significações quando deparamos com a Grande Mãe - enquanto manancial fluido feminino - como fonte inesgotável de alimento e de vida, cercada pelas filhas de Lesbos em seus rituais de amores sáficos. E a mulher de vivência lesbiana, na linguagem simbólica da literatura sobre o vampirismo lésbico, parece buscar na própria mulher o encontro energizante da vida, ainda que carregue em sua forma de amar os estigmas da diferença, dos seres malditos e postos à margem da vida por um sistema dominante, alheio às suas necessidades afetivas.
Para saber mais:
Dark Angels, Lesbian Vampire Stories, de Pam Keesey (dá para encomendar pela www.amazon.com)
Fome de Viver, nas locadoras.Também foi publicado no Brasil o romance que deu origem ao livro.
Também ainda dá para fazer download do filme no FileServe. Acesse aqui.
Também ainda dá para fazer download do filme no FileServe. Acesse aqui.
Carmilla, Sheridan Lê Fanu. Consultar nas livrarias, pois a primeira edição brasileira é bem antiga.
Fonte: Revista Um Outro Olhar, Edição 38, 2002, p. 26. Edição para o UOO online, 17/04/2008
Abaixo a cena do filme The Hunger (Fome de Viver) com Catherine Deneuve e Susan Sarandon em que as duas personagens que interpretam fazem amor. O filme é um clássico do gênero e a cena entre as protagonistas, antológica. Vale (re)ver.
Filmaço mesmo. Continua super-atual! E o texto bem legal. Abraço!
ResponderExcluirGostei
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