Com direção de Russell Mulcahy e roteiro de Leroy F. Aarons, o drama televisivo Orações para Bobby (EUA, 2009) conta com tocante interpretação de Sigourney Weaver, como Mary, mãe cristã fundamentalista que passa a atormentar o filho Bobby (Ryan Kelley), com terapias e ritos religiosos a fim de "curá-lo", ao saber que o rapaz é homossexual. Aos 20 anos, não mais suportando tanta homofobia em casa e fora dela, o garoto se suicida, atirando-se de uma ponte.
O suicídio de Bobby leva Mary a rever sua posição sobre a questão homossexual, sobretudo ao descobrir um diário do filho e, pela primeira vez, simplesmente parar para "ouvi-lo" em vez de julgá-lo. Leva-a também a reler os textos bíblicos que supostamente condenam a homossexualidade, com ajuda de um reverendo não-fundamentalista, passando a contextualizá-los historicamente e inclusive se tornando uma ativista pelos direitos dos homossexuais. Como diz o ditado, para transformar a dor em poema.
Que o filme sirva para que nenhum pai ou mãe tenha que passar pela mesma perda e culpa por conta de absurdas edições de textos bíblicos, tirados fora de seu contexto histórico, por gente ignorante ou má.
Prayers for Bobby (no original) e Sigourney Weaver foram indicados ao Emmy, Globo de Ouro e Screen Actors Guild Awards. No elenco, ainda Ryan Kelley, Henry Czerny e Dan Butler, entre outros.
Abaixo, o filme na íntegra e um trecho em destaque que mostra o arrependimento de Mary pelo que fizera ao filho devido à orientação religiosa equivocada. Emocionante!
Abaixo, o filme na íntegra e um trecho em destaque que mostra o arrependimento de Mary pelo que fizera ao filho devido à orientação religiosa equivocada. Emocionante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário